Nossa loja

Nossa loja
Acesse e compre hoje mesmo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

RECEITA DE BEM-CASADO


Olá pessoal! Tudo bem?
Olha, hoje vim trazer uma receitinha muito procurada e muito apreciada nas festas de casamento, e que já fez muitos convidados felizes por aí...rs.
Mas não posso deixar de dizer que a receita não é mérito meu, é da Flávia Millas, conhecida culinarista aqui de SP, que compartilhou essa receita maravilhosa no orkut (desculpe mas não lembro da comunidade apesar de ficar procurando, não achei) e fez de mim uma aprendiz de confeitaria, afinal foi com o bem-casado descrito aqui que comecei a vender meus docinhos... Atualmente, não faço mais os bem-casados, apenas para festas pequenas e pros conhecidos, pois priorizei festas menores por trabalhar sozinha e ter mais de um trabalho além de duas filhas pequenas pra cuidar, então achei que os casamentos estavam me consumindo muito, mas pra quem quiser uns bem-casados bem bons, tenho uma conhecida que faz uns deliciosos também... Quem precisar, entre em contato.


 Então vamos a receita????

INGREDIENTES


6 ovos extra grande
1 colher de sopa de baunilha
4 colheres de sopa bem cheias de fécula de batata 
4 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
8 colheres de sopa bem cheias de açúcar união
1 colher de sobremesa bem cheia de fermento em pó 

RECHEIO

Leite condensado cozido ou
Um doce de leite firme de sua preferência

CALDA


500 grs de glaçucar união
100 a 200ml de água fervente




Separe as gemas das claras .Penere as gemas.
• Bata as gemas com o açúcar e a baunilha até obter um creme claro e cheio de “bolhas”.
• Bata as claras em neve.
• Em outra vasilha, peneire a farinha, a fécula e o fermento.
• Depois de bem batidas, junte as gemas às farinhas e misture rápida e delicadamente.
• Misture ligeiramente sem incorporar tudo.
• Em seguida adicione as claras em neve e misture delicadamente.
• A mistura NÃO deve ficar TOTALMENTE homogênea, pois, em se tratando de pão de ló, quanto mais mexido menos ele cresce.
• As assadeiras devem estar POUCO untadas, pois do contrário, os bem-casados não vão crescer em altura mas sim em largura.
• Com o auxílio de uma colher de sobremesa ou duas, “pingue” pequenas porções circulares de massa, mantendo distância umas das outras, para que possam crescer sem grudar. 

CALDA
 Ferva a água e misture com o glaçúcar imediatamente (mas não deixe ferver com ele dentro) até formar um mingau ralo.

FINAL
Depois de assado, recheie um lado com o doce de leite(eu prefiro leite condensado cozido por 20minutos na pressão) e passe na calda rapidamente,
se possivel coloque em uma grelha para escorrer, (se não tiver grelha não tem problema) e depois no papel manteiga ou filme plastico para secar (sem a grelha, a calda vai escorrer no papel, mas depois que secar é só retirar o excesso de calda com uma faquinha).
De preferência deixe secar por umas 3 horas, antes de embrulhar.
As casas de doces vendem já kits de embalagem para os bem-casados, com os papéis celofane e crepom cortadinhos na medida e a fitinha de cetim vocês compram em armarinhos. Dá pra fazer combinações lindas!



O bem-casado é um doce bem chatinho de fazer, não vou enganar vocês, demora até a gente pegar o ponto dele, então se vc está pensando em fazer pra uma festa, teste a receita bem antes e não desista se der errado na primeira vez. Eu errei muitas vezes mas não desisti e aqui estou eu. Boa sorte e quem tentar não esqueça de comentar aqui o resultado!

Bjs a todos!

7 comentários:

  1. Que delícia eu adoro bem casado beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Luana, vi seu endereço em outro blog e vim te conhecer.Me deparei com essa delicia de doce.Você sabe que esses dias atrás foi a primeira vez que comi bem casado, me apaixonei,vou anotar sua receita e voltar mais vezes.Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que bom, luci que adora, muitos gostam mesmo!!! E Léia, faça o docinho e volte sim, sempre que quiser. Bjs bjs

    ResponderExcluir
  4. o casamento é no sabado com quantos dias de antecedencia posso fazer

    ResponderExcluir
  5. O docinho tem validade de 10 dias sem geladeria, conservado em local arejado. mas quanto mais fresquinho mais gostoso. bjs

    ResponderExcluir
  6. Esclarecendo,
    A validade é muito maior se seguir exatamente conforme minha receita.
    Caldas ralas não servem como conservante.Caldas mais grossas se feitos exatamente conforme ensino elevam a validade para muitos dias

    ResponderExcluir
  7. oi Lu.. quanto rede essa receita pois tenho que fazer 100.

    ResponderExcluir